quinta-feira, setembro 30, 2004

 

Trânsito

Criámos a ideia que andar devagar e a travar muitas vezes é que guiar bem.
Criámos a ideia que é seguro travar mesmo à frente dos outros e antes das curvas
Criámos a ideia de que as estradas são para nunca mais chegar (ao trabalho, à escola, a qualquer coisa que tenhamos marcado)
E depois criámos a ideia que o trânsito é desculpa para os atrasos. E isto é o que me parece estranho. Não vale a pena explicar que, quanto mais um condutor sente a necessidade de usar o travão menos vai a uma velocidade controlada, que travar nas curvas é perigoso, que as estradas são meios privilegiados para chegar onde queremos e, se não temos nem pressa nem horas, devemos ir de transportes públicos e não de automóvel. Porque o problema inerente é que cada macaco é responsável pelo que faz, cada um por si, ou seja, se eu chego sistematicamente atrasado por causa do trânsito, então tenho é que começar a sair mais cedo.
Se tenho galos sistemáticos, talvez seja de deixar de mandar cabeçadas nas paredes.
Se acordei com um esquentamento, só é culpa minha ter ido às putas sem camisa de Vénus.
Se passo o tempo a jogar a dinheiro, só é culpa minha estar falido. Não é culpa nem do gajo que ganhou, nem “do jogo”
Se caiu um raio, não é culpa do governo, que devia plantar pára-raios como o Joãozinho dos Laranjais, é culpa do gajo que se pôs à chuva com uma tempestade eléctrica.

Cada qual é responsável por si, por chegar a tempo e por o trânsito andar. E de preferência BEM. Ou seja, quem tem tempo sai mais tarde, quem está atrasado sai mais cedo, quem não segura os nervos como o energúmeno que se pôs a insultar-me hoje de manhã do carro de trás, a chamar nomes e a dar murros no tecto, que mande três cabeçadas na parede antes de se meter no carro e, se os nervos derem outra vez, pare o carro e mande mais três noutro lado qualquer. Isto é que deveria ser o ambiente das estradas portuguesas. Serenidade, velocidade e cortesia.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?