segunda-feira, fevereiro 21, 2005

 

MESTRE

Às vezes perguntam-me:
“É Pá do Blogue, onde é que aprendeste a escrever assim, tão energicamente?”
E eu respondo:
“Na escola. Quero dizer, no computador não foi na escola, foi no computador, mas a escrever, o b-a-bá, isso foi na escola!”
E então tornam-me:
“Mas, ó Pá do Blogue, não é isso, onde é que aprendeste a dar esses enormes pontapés na gramática, esses curiosos saltos de ortografia, essas violentas tacadas na prosa?”
Ao que eu returco: Impecável, returco passa no corrector do Word! Fabuloso.
Mas para dar o jus a quem o merece, quero daqui endereçar umas linhas ao mestre da escrita, ao inovador 30 anos antes do seu tempo:
VILHENA!
(ok, ok, ok, o Eça também escreveu umas coisas porreiras, e o Gil Vicente também não desmereceu, mas mesmo assim...)
Posso mesmo dizer que fiquei fascinado com “As Aventuras do Filho da Mãe” e “O Filho da Mãe Volta a Atacar”, obras que, em conjunto com outras, como a Avelina, ficarão para sempre esquecidas pela malta, e só lembradas em conversa de tascalhão. E mesmo assim... Vá lá, pouca malta sabe do que estou a falar!
Porque o Sr.Vilhena é um homem, não entra em tricas, caga nisso.
Nos bons tempos do respeito pelas instituições, quando ainda se podia ser corrupto em Portugal sem se estar preocupado se a nossa vida pessoal era ou não devassada pelos jornais, entregava na Censura cópias dos seus livros antes de os publicar.
A “Avelina” mostra bem o confronto de uma educação privada de tudo com uma falta de privação sem educação, e a malta... pimbaaa!
Isso é que é festa, nos livros do Vilhena, era quase uma Casa Pia, o mais das vezes hetero, misturada com uma Parquexpo a meias com reformas de CGD, relatadas em tom corriqueiro e diário.
Vai daí vem a revolução e o gaijo dedica-se ao empreendimento nocturno. É que eu nem sou contra, sou a favor, tudo o que é negócio de gaija boa vale a pena e é melhor que estar agarrado a um teclado seboso.
Pá acho que tá na altura de fazer jus a um homem que foi expoente de um pensamento.
Admitidamente, o pensamento era muito dele e era o mais das vezes sobre gaijas e filhas da putice, mas era um pensamento coerente. Lento porém coerente. E correcto.

Bem Haja

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?